Vamos em breve ocupar.

Vamos em breve ocupar.

#ocupação (#squat #ocupar)

Por meio deste informamos que nós, autodeterminados berlinenses, não aceitaremos mais a estupidez das casas vazias, a pobreza, os despejos e a falta de espaço para viver. Em breve, vamos retomar as casas. Queremos encorajar todos vocês a realizarem seus sonhos secretos de viver sem lucro. Pedimos solidariedade aos ativistas e vizinhos para nos unirmos e rejeitarmos a lógica dos aluguéis e da propriedade.

Não temos nada a perder, além de nosso próximo aumento de aluguel.

A cidade dos ricos

Nós nos opomos à cidade dos ricos. Na cidade deles, todo apartamento, todo lugar, todo parque e toda moral são ajustados àqueles que podem pagar. A maioria dos berlinenses, incluindo nós, não é rica. Muito pelo contrário. De todos os estados federais, Berlim viu o maior aumento da pobreza. Isso está diretamente relacionado ao „Sistema dos Aluguéis“, que redistribui o dinheiro de baixo para cima. Combatemos as ideias autoritárias dominantes de atores econômicos e políticos, valorizando cada metro quadrado. Evitar esse pesadelo não tem nada a ver com desprezar os que estão bem. Nós simplesmente nos opomos ao fato de que a participação social deriva da renda, bem como do background social e cultural. Os pobres, os sem casa, os refugiados e os velhos não se encaixam na cidade dos ricos.

É por isso que lutamos por…

Uma cidade que vem de baixo.

Ela vive na cabeça das pessoas e está tomando forma em reuniões locais, movimentos coletivos, economias solidárias e centros de vizinhança. Aqui os problemas são enfrentados em oposição aos incentivos e necessidades capitalistas. Nós defendemos o direito de escolha da própria situação de vida e organizá-la dentro e ao redor do bairro. Reunir e resistir significa defender as próprias necessidades e é a alternativa social para uma cidade cara. Uma alternativa para uma cidade em que estamos tão ocupados trabalhando, onde nossos apartamentos só servem como um lugar para dormir e a aproximação com vizinhos torna-se impossível. As opções de sair, trabalhar mais ou isolamento social é uma escolha entre pragas e cólera. Por outro lado, Lutar por uma cidade solidária significa não ceder à gentrificação. A cidade que vem de baixo é uma luta também contra as leis que protegem os proprietários e os patrões.

Ocupemos!

Nós falhamos ao não encontrar espaços não-comerciais enquanto nos oferecem apartamentos de um quarto por 700 €, e vemos apartamentos e prédios ao lado permanecerem vazios. O governo poderia expropriar especuladores. Mas por que eles fariam isso, tendo em vista que os despejos melhoram suas estatísticas sociais? Eles não enxergarem a vida por trás das estatísticas. Deixar a expropriação para os partidos que venderam esta cidade em primeiro lugar não é uma opção para nós. Por essa razão, tomaremos nosso futuro em nossas próprias mãos. Nesta primavera, vamos tomar o espaço que precisamos. Vamos ocupar as casas e nossa parcela dos metros quadrados para retirá-las da lógica da especulação e da propriedade. Vamos dar o próximo passo em direção a uma cidade autodeterminada que vem de baixo, habitada por pessoas que moldam seus próprios distritos e espaços.